quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Arroz com lentilha

Bom, eu herdei do ano passado dois lindos sacos de lentilhas, esta receita eu ganhei da minha tia ao telefone em 3 segundos ela disse: lentilha água , arroz água.Então tendo essa super base eu me aventurei ,o que me rendeu algumas risadas e ao final um orgulho de dever cumprido. ( Te venci lentilha\o_)
O prato é muito gostoso, mas para mim requer algum acompanhamento. Homus e couve na manteiga  são boas opções .(posto a receita depois)Esta receita  não tem quantidades exatas, por isso necessita de um pouco de prática. É mais fácil de fazer para quem sabe fazer arroz. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças.
  ARROZ COM LENTILHA 
2 xíc de arroz, 2 xíc de lentilha , cebola,azeite ,temperos (sal, alho)Refogue um pouco a lentilha, com sal e alho a gosto. Depois coloque água até cobrir e mais um pouco. Para os que precisam de medidas precisas, coloque uns 4 copos de água. Coloque mais água para esquentar numa panela em separado, porque você vai precisar.Deixe ferver até a lentilha ficar al dente (macia mas firme) e acrescente o arroz. Verifique o sal, provavelmente vai precisar de mais. Acrescente mais água quente até cobrir tudo e mais um pouco, mas não exagere. Aí não tem jeito, tem que ser no olho mesmo. De vez em quando verifique a panela e veja quanta água tem e se o arroz já está cozido (a lentilha já deverá estar). Se estiver secando e ainda não estiver cozido, ponha mais água. É preferível que o arroz cozinhe demais a de menos. Continue até cozinhar e secar, como arroz normal.Aí vem o toque especial da aventureira! Corte meia cebola (ou mais, a gosto) em rodelas não muito grossas e frite-as em bastante azeite de oliva de boa qualidade, até que fiquem bem douradas. Desligue e espalhe tudo,inclusive o azeite, sobre o arroz na panela. Dá um sabor especial. Se por alguma razão você não puder/quiser pôr cebola, ponha só azeite. Se você pensa que não gosta de cebola, experimenta esta antes de descartar da receita.Requer um pouco de prática, mas eventualmente se aprende, e fica ótimo. Recomendo que não se sirva quente. Isso mesmo , sabe aquele arroz que quando mais fria mais gostoso, esse é um deles.Amanhã ele vai estar muito mais gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por estar aqui:)