quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sobre esse mundão lindo



Tudo começou quanto o Prof. de Antropologia nos informou que iriamos para uma  aldeia no final de uma matéria , dai pensei nossa que ótimo ficar enfiada em um lugar longe , dormi com os mosquitos e só. Bem de todo errônea eu não estava, sim! Foi um longo caminho para chegar e sim!  Tinham mosquitos mais o que eu  não sabi e que eu iria me surpreender tanto com essa aula de campo.
Primeiramente, é incrível perceber como esse mundo nosso de cada dia e tão cheio de diversidades, às vezes na tribulação do dia-a-dia nem percebemos como é lindo ou melhor  falando por mim , como eu não conseguia  perceber como esse mundo é lindo. Conhecer um novo jeito de viver, uma nova cultura me fez perceber o tanto que somos presenteados por Deus ( energia , luz, natureza em que você preferir acreditar) e parar pensar : Quantos jeitos de viver em um mesmo planeta? [ vai saber se em Marte é assim kkk –brinqs]*
Como pode ser isso tantas culturas , que nem ao menos conhecemos e por isso mesmo , ao ouvirmos falar já logo chegamos a uma conclusão, como é que se diz mesmo.... Escreveu mais não leu. Aquela imagem/ ideia de índio dentro de sua oca isolado sem informações ou pior de índios aproveitadores do dinheiro público que não fazem nada despregados de suas culturas simplesmente por estarem usando roupas. Por vezes nos a escrevemos por ouvir falar , mais nunca por ver/ler.
Bem como posso dizer, foi uma das coisas mais incrível que já me[aconteceram como acadêmica pude perceber como a cultura desse povo é rica e como eles lutam para manter isso vivo ,mas eles não podem esquecer que fazem parte dessa sociedade e necessitam e tem os mesmo direitos que qualquer cidadão, e por isso : estudam , trabalham e se desenvolvem como todo brasileiro. Isso não o torna menos índios assim, como eu ao me mudar para qualquer outro país , não me tornaria menos brasileira/ocidental , minha cultura sempre está comigo porque a cultura é isso , as pessoas , sem pessoas não varia de ter cultura.
É tudo isso é tão lindo , as costumes , ritos , significações , crenças de cada povo ,  ao observa-la me  abre os olhos/ mente para inegável realidade a  tanta pessoas e culturas diferentes que é impossível menosprezar que por vezes mal conheço a minha! E não pode existir tristeza maior do que uma cultura entrar em extinção.


PS:  a tá... Essa imagem que  esta  ai sem fonte  é de minha autoria , eu junto ao meu grupo de colegas projetamos a ideia , desenhei e presenteamos a escola da comunidade com esse presente de todo o coração, um  antigo guerreiro Umutina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por estar aqui:)