domingo, 24 de outubro de 2010

Domingo é dia de


Uma bela tarde entre um artigo da revista de enfermagem da USP e meus belos copos de VENENOOOOO.

Dimensão ética do fazer cotidiano no processo de formação da enfermagem,
Me encanto com coisas tão simples e ao mesmo tempo tão complexas dessa minha vida acadêmica.
Sabe quando a gente percebe que tudo que você quer ser está ali em um pedaço de papel,tão simples? pois então.
Antes eu procurava pelas ciências, agora sinto que necessito do humanismo.

[...] "O fazer ético que instrumentaliza a mudança,demonstra a capacidade de um fazer ético voltado para a capacidade de aprender a aprender.Essa capacidade engloba o aprender a conhecer, a fazer, a viver junto e aprender a ser;garantindo a autonomia e liberdade para assegurar a integralidade da atenção à saúde com qualidade,eficiência e resolutividade. " [...]

Sinto felicidade/orgulho (e um misto de outras sensações ) em dizer que , vivencio essa transformação no ato de educar, e em como qualquer atividade humana, a implementação da mudança não é neutra, e assusta porque surpreende, e tudo que surpreende fascina.
Te transforma ,mostrando-lhe a capacidade que possui para adquirir competência/saberes descobrindo um ato de perfeição em ser enfermeiro. construindo novas visões de ser/estar no mundo.
Jamais imaginaria quanta felicidade me trairia ver que consigo entender,mais do que células , organelas, traumas,patologias , veias, circulações ,procedimentos... consigo entender a complexidade de um ser.
E que um sorriso meu um olhar e uns minutos de atenção/compreensão mudariam tanto a vida de uma outra pessoa, e mais ainda jamais imaginaria que teria tanta satisfação em fazer isso,por outro alguém.
[...] Um processo onde não se impõem comportamentos , mais potencializa o diálogo, a compreensão , o respeito e a solideriedade''[...]
E eu que sempre escutei, que deveria aprender descobri que nunca soube entender.
é um dia me levando pela desistência , escutei uma tutora dizendo:
- que simplesmente não se escolhe gostar de cuidar de gente ,que nos nascemos com isso.
e vi isso como algo muito bom.
----------------
MEUS LIVROS
A quem diga que livros são objetos, decoração, pesos...
e que agora a moda e baixa-los na internet e usar o tal de E-readers ,
mais sendo sincera tem coisa mais gostosa do que pegar aquele livrinho novinho com aquele cheirinho sabe ,abri ele , desgrudando as páginas , ou abri aquele livro guerreiro de bolsa que você já perdeu a conta de quantas vezes leu que até os personagem sabem seu nome, ou passar pelo sebo e comprar aquele livro daquele autor desconhecido, aaa eu não troco isso por nem uma modernidade nesse
mundo .

---------



Ele disse: “Amaras o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:39.


-----
Crystyne G

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada,por estar aqui:)